domingo, 10 de julho de 2016

O CALENDÁRIO KAXINAWÁ

Calendário Huni Kuin 2016
Sabemos que o tempo muda e conhecemos estas mudanças através de nossas matas, nossos animais, nossos rios. Conhecemos o tempo de verão quando chove menos e o tempo de inverno quando temos chuva em abundância. O verão começa em maio e se estende aos meses de junho, julho, agosto e setembro. O inverno vai de outubro a abril.
Quando chega perto do tempo do verão, observamos vários tipos de “avisos” de bichos.  Primeiro flora o pau que nós chamamos de mutamba. Depois canta o bem-te-vi da mata, dizendo que a terra vai ficar dura logo. Depois passa mais um bando de passarinhos de todas as cores: vermelho, azul, amarelo, verde, etc, avisando ao pessoal que a friagem já vem perto. Depois disso, canta o passarinho da noite que nós, Kaxinawá, chamamos shetika. E, após três ou quatro dias, aparece a friagem. São os primeiros sinais do verão.

Então os homens ficam animados e já começam a trabalhar a terra, que fica toda rachada. É tempo de começar a roçar, brocar, derrubar, queimar, plantar banana, macaxeira, milho, arroz, tingui, inhame, batata preta, etc. Depois limpar a praia para plantar mudubim (amendoim), melancia, milho. É também o tempo de começar a roçar as estradas dos seringais para cortar, porque é o tempo bom para extrair o leite da seringueira.


Depois de plantar é o tempo bom para caçar na mata, porque todos os animais ficam gordos. É o tempo dos bichos ficarem alegres, de caça tomar banho no rio, de índio comer muita paca gorda. Outros bichos começam a desovar: tracajá, camaleão, tetel, calango, jacaré, tartaruga. É também tempo do índio mariscar, tinguizar, flechar muito peixe, comer muito peixe.

Nessa época aparece também muito meruim, vaga-lume, tanajura. É também tempo das festas tradicionais, das brincadeiras, de tomar banho no rio, passear nas outras aldeias, porque é possível ir a pé. É tempo de comer muito mel de abelha.

Nesse tempo aparecem as praias. É mais calmo. Não tem chuva, a terra fica seca, corre mais vento. De manhã tem muita cerração, a gente quase não vê muito longe, fica tudo molhado. É o tempo de todos os rios, igapós e igarapés secarem. É difícil de andar de canoa. A gente tem que descer e empurrar a canoa o tempo todo.

No verão, os dias são mais curtos, escurece um pouco mais cedo que no inverno. Pode ser
também impressão: no verão os dias serem mais curto porque a gente passa o dia trabalhando, e no inverno os dias parecem mais longos porque a gente trabalha pouco devido a chuva.

O mês de setembro é um mês muito quente, seco. De dia faz muito calor, o sol fica bem claro, bem vermelho e a lua também fica bem clara, mesmo de dia. Os animais estão mais magros e já começa a trovejar, a relampejar, a chover um pouquinho. É sinal do inverno começando.

Inverno é o tempo chuvoso, das águas. Às vezes passam dias e noites chovendo. Chove muito em dezembro, janeiro e fevereiro. É o tempo da enchente. Chove todos os dias de cada semana. É o tempo do repiquete. O rio enche e depois vem a vazante. A cheia deixa muito pau, balseiro e os barrancos quebrando.

Nesse tempo que o índio trabalha menos, por causa das chuvas. Quase não sai de casa, quando tem rancho. No inverno é assim: dia tem comida, dia não tem comida. Cresce mato na plantação aumenta a água dos rios e igarapés. Aparece muita lama nos caminhos da mata. São dias e noites chovendo.

Por isso, o inverno é o tempo que o índio tira férias. A chuva é que dá férias, porque não se pode trabalhar muito. O pouco que se trabalha e com a colheita do que se plantou no verão, principalmente o milho. Bebe muita caiçuma de milho verde. Fica mais fácil de caçar anta, porco, veado, jabuti porque fica mais fácil rastrear. Fica mais fácil de andar no rio de canoa. E, se chove muito, fica mais fácil de produzir borracha na colocação. No inverno é que dá mais leite de seringa.

Durante as chuvas e enchentes, não se sente muita quentura, por isso chamamos essa época de inverno. Mas em algumas horas o sol é bem quente mesmo. É um sinal que está dizendo que está querendo chover. A mata fica verdinha, a floresta se desenvolve melhor com sua força própria, os peixes vão desovar nas chuvadas.

Itsairu Huni Kuin
É um temo bom para caçar, porque a terra fica molhada, lisa. É bom de rastejar a caça. É também o tempo de todos os tipos de fruta: coco, murmuru, açaí, cajá, jaci, manga, pitomba, laranja, tangerina e goiaba. Tempo de cantoria de muitos pássaros adivinhando a chuva. Cantoria de toda a qualidade de sapo na beira do rio à noite, caçando para se alimentar. Já é fevereiro, é o tempo de desastre para os animais de criação por causa dos animais da floresta. É gavião e onça pegando galinha. É cobra por todo o lado, picando parente.

Mas, a força do inverno é no mês de março: chove muito todos os dias, o rio enche, o igarapé fica alagado, baixos todos alagados. O caminho com muita lama. O rio com agua barrenta e toldada. É o tempo das terras moles, das lamas. É nas enchentes que se anuncia o verão.

José Matheus Itsairu Kaxinawá

Nenhum comentário:

Postar um comentário